Teste revela qual o melhor navegador para o Android em termos de recursos e desempenho


Com o avanço dos smartphones no mercado já era esperado que este tipo de dispositivo se tornaria a principal fonte de acesso à internet entre os usuários. Mesmo com uma infinidade de aplicativos oferecendo conteúdo em seu celular, usar um navegador ainda é fundamental para muitas tarefas. A prova disso é que se juntarmos as opções disponíveis no Android, eles representam mais de 2 bilhões de downloads.

Mas qual o melhor navegador para o sistema do robozinho? Para ajudar a responder esta pergunta o site PhoneArena resolveu testar as 14 opções mais famosas da Play Store. O primeiro aspecto a ser analisado corresponde aos recursos que cada um tem a oferecer. Como pode ser visto na tabela abaixo, o UC Browser é o mais completo contando com suporte à sincronização de abas, modo anônimo, modo de leitura, bloqueador de propagandas, suporte a flash, modo tela cheia, compressor de dados e buscador integrado de conteúdo. Já na outra ponta temos o Naked Browser que possui suporte a apenas modo tela cheia e buscador interno.



O foco do Naked Browser é realmente oferecer só o básico ao usuário, o que explica ser tão limpo de recursos. Os mais famosos com Chrome, Firefox e Opera oferecem um conjunto misto de recursos, não sendo não tão completos quanto o UC Browser, mas trazendo bem mais funcionalidades do que o Naked Browser.
Desempenho teórico


Para medir o desempenho de cada navegador, o pessoal do PhoneArena usou o Google Nexus 6 com Android 5.1 Lollipop. Esse primeiro teste foi realizado com alguns benchmarks famosos que medem o tempo que cada um dos navegadores leva para processar todas as solicitações do usuário, assim como lidar com todo o conteúdo HTML e exibir a página na tela do dispositivo.

No teste do Sunspider, o navegador Puffin foi imbatível terminando o teste em apenas 138,7ms. Na outra ponta temos o Naked Browser que levou 1465ms. No teste Kraken v1.1, o Puffin também saiu em primeira levando apenas 2688ms para finalizar o teste, enquanto o Dolphin foi o mais lento desta vez tomando 10920ms para finalizar. O mesmo aconteceu com o Peacekeeper, resultando em 3806 pontos para o Puffin e apenas 532 para o Dolphin. Por fim temos o teste do HTML5, onde o Chrome tomou a liderança com 510 pontos, deixando o UC Browser na lanterninha com apenas 413.

Aqui podemos concluir que em benchmarks o Puffin é devastador. O navegador usa processamento remoto para turbinar o seu desempenho. Assim, quando você acessa uma página, o conteúdo é processado nos servidores da empresa e o resultado é enviado para o seu smartphone. Isso explica porque ele conseguiu resultados tão altos. Podendo ser uma boa pedida para smartphones com hardware mais modesto.
Teste na prática







Que o Puffin detona nos benchmarks, já ficou claro. No entanto, será que ele também traz uma velocidade superior em uso comum? Para responder esta pergunta o pessoal do PhoneArena acessou seu site e também de outros como Yahoo e Kickstarted, dividindo o teste em duas etapas – uma fria, quando você carrega a página pela primeira vez, e outra quente, quando você recarrega uma página.

Mais uma vez o navegador Puffin se destacou ao levar menos de 6 segundos para carregar as páginas testadas. O UC Browser mais uma vez ficou na lanterninha demorando muito mais que seus concorrentes em vários testes. Ao recarregar as páginas em aberto, o Puffin continuou sendo o mais rápido levando apenas 1 segundo em alguns casos. Já neste teste, o Firefox e Dolphin brigam pela pior colocação chegando a levar mais de 16 segundos para recarregar a página do PhoneArena, por exemplo.

Não tem para onde correr, para quem busca velocidade, seja em benchmarks ou uso real, o navegador Puffin é o melhor. Mas será que ele entrega uma experiência com boa fluidez? Confira o teste abaixo, mostrando a quantos quadros por segundo o conteúdo é exibido em cada navegador:


O teste foi feito com os sites PhoneArena, BBC, ente outros. Aqui, para surpresa de muitos, o Chrome ficou no topo mantendo o conteúdo do navegador sendo executado a 58FPS. O Puffin que era o mais rápido, ficou na última colocação mantendo uma média de 19FPS. Ou seja, ele carrega mais rápido os seus sites, mas apresenta uma experiência com um pouco de lag na navegação. Isso pode acontecer devido a constante troca de dados entre os servidores da empresa e seu smartphone, o que poderá ficar ainda mais crítico em redes 3G de baixa velocidade, sacrificando a experiência final.
Conclusão

Para quem busca um navegador completo, o CM Browser é a escolha certa. Se você deseja uma boa experiência de navegação então poderá escolher entre o Chrome, Opera, CM Browser ou Maxthon. O Puffin realmente é poderoso, mas dependendo da sua conexão com a internet ele poderá mais atrapalhar do que ajudar. O Dolphin, que está com o mais votado da Play Store, acabou não brilhando em nenhum teste. Isso não mostra que ele seja um navegador ruim, mas você poderá experimentar opções mais eficientes para o sistema do robozinho.

Fonte: Tudo CELULAR
Google Plus

Por Paulo Roberto Melo

DF 24 Horas

0 comentários DF24HORAS:

Postar um comentário