DICA: A importância do comportamento na busca por oportunidades

Todo mundo diz que a convivência é a parte mais difícil de morar junto. Agora pergunte a um casal recém-casado se o mais complicado foi aprender uma receita culinária ou lidar com hábitos antigos um do outro. Certamente foi o segundo. E sabe por quê? Porque mudar comportamentos é bem mais difícil do que adquirir novos conhecimentos.


Demos o exemplo de um casal, mas isso vale para tudo, inclusive para a vida profissional. Muitas vezes as pessoas olham oportunidades de emprego, por exemplo, com foco nos conhecimentos exigidos e não no perfil comportamental da vaga, o que pode gerar futuramente insatisfação, estresse eaté mesmo aquela sensação de estar perdido.

Divulgação

Conhecimentos técnicos e comportamentos devem andar juntos

Deixar que isso aconteça ou não está nas suas mãos. O especialista em carreira Júlio Castro separou algumas dicas importantes do que deve ser levado em consideração na procura por novas oportunidades:

1 – Antes de qualquer coisa, busque o autoconhecimento
Se você sabe quais são seus pontos fortes e fracos, o que lhe motiva, os seus talentos, fica muito mais fácil entender que tipo de trabalho vai proporcionar mais satisfação e fará você se sentir mais à vontade. Assim, fica mais fácil focar. Descubra o seu Talento.

2 – Entenda o perfil de cada oportunidade
Pois é, vagas de trabalho também têm perfis comportamentais e você deve conhecê-lo para ver se está adequado ao seu estilo ou não. Algumas vezes as pessoas aceitam uma oportunidade por causa de salário e benefícios, mas logo depois acham que a escolha foi errada porque não se identificaram com as atividades no dia a dia. Se não houver informações suficientes na descrição da vaga, não esqueça que a entrevista também é o momento de você entender melhor o que esperam do profissional.

3 – Planeje-se
Depois de conhecer bem o seu perfil e identificar atividades que têm a ver com você, é hora de elaborar um plano para desenvolver o que ainda é um gap e pequenas metas para não deixar que caia no esquecimento. Quanto mais você avançar nesse aspecto, maiores serão suas chances de construir uma carreira bem-sucedida e prazerosa.

Fonte: Redação.
Google Plus

Por Movimento dos Comunicadores do Brasil

DF 24 Horas

0 comentários DF24HORAS:

Postar um comentário