Novacap produz maior quantidade de asfalto em um dia desde 2013

Por ter assumido diretamente mais obras, a empresa tem produzido cerca de 400 toneladas de massa asfáltica por dia — a média anterior era de 180. Nesta sexta-feira (24), um recorde foi batido: 447,62 toneladas

Foto: Dênio Simões.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) produziu 447,62 toneladas de asfalto nesta sexta-feira (24), maior produção desde 2013, quando essa quantidade chegou a 503 toneladas em um dia. O ritmo acelerado de trabalho é explicado por dois motivos. O primeiro deles é o fato de o DF estar no período de seca, em que as vias sofrem menos com as condições climáticas. O segundo, e mais importante, é o de a companhia ter assumido a execução direta de uma quantidade maior de obras, em vez de apenas fornecer massa asfáltica.

Na segunda-feira (20), o recorde já estava estabelecido, com a produção de 441,77 toneladas de asfalto, quantia superada nesta sexta-feira. Normalmente, a média diária é de 180 toneladas. Sem as chuvas, no entanto, tem sido constante produção superior a 400 toneladas a cada dia.

O Distrito Federal conta com 27 equipes tapa-buraco nas ruas. Vinte são de 11 empresas terceirizadas – que usam a própria massa asfáltica – e, as outras sete, da Novacap. O material produzido pela empresa pública ainda abastece os cinco distritos do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e as 31 administrações regionais.

Um exemplo de obra executada diretamente pela empresa é a da Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia, onde 46 mil metros quadrados de asfalto passam por processo de recapeamento.
Produção de asfalto no DF é maior durante a seca

“Intensificamos a produção para reduzir, ao máximo, a quantidade de buracos durante a seca, já com o objetivo de ter menos problemas na época de chuva”, explica o diretor-presidente interino da Novacap, Júlio Menegotto. “A produção está diretamente ligada ao consumo da massa. Quando chove, a base do buraco fica molhada, e o asfalto não adere. Portanto, utiliza-se menos.”

A usina de produção de asfalto da Novacap funciona dentro da empresa (Setor de Áreas Públicas, Lote B). Vinte e três funcionários ficam responsáveis pela produção, manutenção, operação, distribuição de material, limpeza, além de realizar adequações conforme solicitações de órgãos ambientais.
Google Plus

Por Movimento dos Comunicadores do Brasil

DF 24 Horas

0 comentários DF24HORAS:

Postar um comentário